Terça-feira, 8 de Março de 2011

Cuidados a ter com os Gatos adultos

Muitas pessoas pensam que têm de ter uma maior atenção quando os gatos são bebés. A verdade é que os gatos adultos também precisam de muitos cuidados e é de isso que hoje vou falar aqui no blog.

Quando os gatos são pequenos, não são tão independentes, conseguimos saber sempre o que andam a fazer porque andam connosco grande parte do tempo. Em adultos tendem a ser mais solitários ou como já referi : muito independentes. É por isso temos de ter especial vigilância tanto á casa, como á sua higiene, como as dicas e concelhos que se seguem.

 

 O sítio onde dorme e passa maior parte do tempo: A cama deverá ser confortável e também estar num sítio fora de "perigo", como por exemplo : janelas, varandas, máquinas de lavar a roupa abertas, etc.Isto porque é uma tentação o gato saltar para lá. Também deve estar longe de plantas venenosas, comida, enfeites e pequenas decorações.

Para os gatos que ficam muito tempo sozinhos em casa, aconselho que seja comprado alguns brinquedos para ele se distrair e exercitar. Também é bom que diariamente o gato brinque  com o/a  seu/sua  dono/a  pelo menos 15 minutos.

 

 

A Higiene: A caixa de areia deve estar sempre longe do local onde come, e de preferência numa zona sossegada. A areia deve ser mudada quando se notar que está suja. Normalmente o gato têm tendência a afastar a areia ou a fazer as suas necessidades fora da caixa.

Eles são muito asseados, e desde pequenos sabem cuidar da sua higiene. Uma coisa curiosa é que contrariando o que muitas pessoas pensam e/ou fazem, eles não precisam de tomar banho, os gatos lambem-se com muita frequência, e assim se lavam. Mesmo assim se ele estiver mesmo a precisar de um banho, tens de ponderar porque muitos gatos têm medo da água. Mas mesmo assim, tomar banho de água morna é muito agradável para o nosso amiguinho.  Não utilizes produtos para humanos, uma vez que a pele e o pêlo do seu gato são muito mais sensíveis. Quando fores banhá-lo não te esqueças de proteger os olhos e os ouvidos do gato, para precaver a entrada de água e de champô. Depois de terminado o banho, seca-o com uma tolha ou secador. Se possível dá-lhe banho nos horários mais quentes do dia.

Os gatos de pêlo curto, devem ser escovados com uma escova macia para eliminar os pêlos velhos. Já os gatos de pêlo longo devem ser escovados diariamente com um pente e uma escova de cerdas, como estas. Não te esqueças que tens de o escovar todos os dias.

Para cortares as unhas, que é sempre uma coisa que custa um bocadinho uma dica : Muito cuidado para não cortar o “sabugo” da unha, pois a unha pode sangrar e doer . Existem cortadores de unhas específicos para gatos, porém o médico veterinário é o profissional mais indicado para fazer isso.

 

A Alimentação: A zona onde o gato se alimenta deve ser num canto da cozinha. As tigelas de comida e água devem estar sempre limpas, para evitar os micróbios,etc.  Tem sempre comida á disponibilização, nomeadamente a seca, porque não tem um cheiro muito intenso. À hora da refeição podes-lhe oferecer comida enlatada, ovo cozido, carne (excepto porco), peixes cozidos ou grelhados, iogurte natural, requeijão e queijo fresco, mas nunca lhe deves dar doces, carne de porco, enchidos, fiambre, queijo curado, etc.

Não te esqueças que a alimentação em excesso, pode levar á obesidade, que por sua vez conduz a muitos outros problemas de saúde.

 

 

 

 

 

Espero ter ajudado !

 

Beijinhos  :)

Por : Joanaa às 23:07
Link | Faz um comentário : | favorito
5 comentários:
De Beauty Way a 9 de Março de 2011 às 00:03
Também, obrigada ;)


De Modernices da Moda a 9 de Março de 2011 às 00:13
Ajudaste tantooooooooooooooooooooo *-* Muito obrigada, és uma queridaa :b
Curioso, não sabia que também comiam iogurta natural e ovos, que fixe x)
mais uma vez obrigada !
Bjs* 


De vivaabeleza a 9 de Março de 2011 às 16:24
Carne excepto porco porque? Não sabia :S as vezes o meu deixa a ração dele para ir pedinchar e eu dou-lhe carne :|


De vivaabeleza a 9 de Março de 2011 às 17:31
A sim, pensei que fizesse mal a carne em si, mas como sou dou pequenos pedaços, até porque não é muito saudável comer o que eu como, mas uma vez por outra :)


De Modernices da Moda a 11 de Março de 2011 às 19:03
Sê dos primeiros 30 blogs a comentar no novo post e fica na lista defenitiva de links do modernices da moda. Sê rápida!! :)
Bjs*


Fazer um Comentário ao Post

Encontrar no blog

 

Contador de Visitas

counter free

posts recentes

Este é o paquito, a coisi...

Jack russel Terrier

Curiosidades dos animais

Cuidados a ter com os Gat...

Vantagens e desvantagens ...

Comunicado e divulgação

Bem-vindos !

Arquivos

Maio 2011

Março 2011

tags

comunicado

raças de cães

animais

animais adultos

blog

cuidados

curiosidades

divulgação

gatos

jack russel terrier

paquito

ter ou não ter um animal

vantagens e desvantagens

todas as tags

Links

Queres ver aqui o teu Blog ? Então faz um comentário com o url do Blog.

links